Cidades do RS têm transtornos e estragos em função da chuva
21/09/2025
(Foto: Reprodução) Morador registra queda de granizo em Tramandaí
⛈️ Cidades do RS registraram transtornos e danos em função das chuvas entre sábado (20) e domingo (21). Os acumulados variaram conforme o município, com registros de queda de granizo, alagamentos, destelhamentos, queda de árvores e interrupções em serviços públicos.
O estado está em alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de perigo potencial de chuva ao longo de domigo (21).
No Litoral Norte, Tramandaí teve 10 residências atingidas por vento e granizo. Todas receberam lonas de cobertura, e será disponibilizado material para reposição dos telhados, segundo o vice-prefeito e coordenador da Defesa Civil, Claudiomir da Silva.
Um morador registrou imagens da queda de granizo. Assista acima.
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
Na Região Central, Santa Maria contabilizou 78,2 milímetros de chuva, segundo a Defesa Civil. Houve alagamentos em residências nos bairros Noal, Parque Pinheiro Machado e Nova Santa Marta, com três famílias desalojadas.
No Pronto Atendimento do bairro Patronato, infiltrações pelo telhado causaram o desligamento parcial da energia elétrica. A sala de emergência foi fechada, e os atendimentos médicos e de enfermagem foram reduzidos. A alternativa para os moradores é buscar atendimento na UPA 24 horas, no bairro Perpétuo Socorro. Também houve queda de granizo, sem danos registrados.
Em Agudo, a Secretaria de Obras informou que várias localidades ultrapassaram os 120 milímetros de chuva em 24 horas. A força da água levou acessos provisórios sobre arroios e rios. Em Vila Boêmia, o arroio Corupá subiu e deixou cerca de 300 famílias isoladas. Algumas áreas do município só têm acesso por estradas do interior de Ibarama e Sobradinho.
Na Fronteira Oeste, além da chuva intensa, houve vento e granizo. Alegrete registrou 121 milímetros e Uruguaiana, pelo menos 98 milímetros. Segundo o Inmet, as rajadas de vento na madrugada de domingo atingiram 86 km/h em Quaraí, 70 km/h em São Gabriel e 69 km/h em Alegrete. A Defesa Civil regional não reportou danos nessas localidades.
E no Norte, Soledade, teve ao menos 15 residências destelhadas na madrugada de domingo. Os bairros mais afetados foram Expedicionário e Botucaraí. Segundo o Corpo de Bombeiros, os ventos chegaram a 98,3 quilômetros por hora, conforme dados da Climatempo, e o acumulado de chuva foi de 48,6 milímetros. Não há registro de pessoas desabrigadas, e lonas estão sendo distribuídas às famílias cujas moradias foram impactadas.
Em Tramandaí, casas ficaram destelhadas após chuva forte e granizo
Defesa Civil de Tramandaí
Inverno termina com risco de temporais no RS
VÍDEOS: Tudo sobre o RS