Temporal alaga sede da Polícia Civil do RS e deixa inoperante sistema usado para investigações
22/09/2025
(Foto: Reprodução) Temporal inunda sede da Polícia Civil e deixa inoperante sistema usado para investigações
O temporal que atingiu Porto Alegre na manhã desta segunda-feira (22) provocou uma série de transtornos. O telhado da instituição está em obras. O Palácio da Polícia, sede histórica da administração da corporação, teve as dependências alagadas.
Um dos sistemas usados para investigações ficou inoperante. A Delegacia de Proteção ao Idoso está interditada.
Imagens disponibilizadas pelo Sindicato dos dos Escrivães, Inspetores e Investigadores da Policia Civil do Rio Grande do Sul (Ugeirm) mostram a estrutura do prédio, móveis e equipamentos de trabalho dos profissionais atingidos. Os prejuízos ainda estão sendo levantados. (Veja vídeo acima)
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
A Polícia Civil, em nota, afirmou que a "empresa responsável foi notificada para que adote medidas adicionais durante a execução da obra, e a Secretaria de Obras foi acionada para acompanhar o processo". Leia manifestação completa abaixo.
Funcionários tentaram conter avanço da inundação com rodos. Areia também foi usada para evitar a passagem da água em corredores.
Funcionários tentam conter avanço da inundação com rodos
Divulgação/UGEIRM
Temporal inunda sede da Polícia Civil do RS e deixa inoperante sistema usado para investigações
Divulgação/UGEIRM
Demais transtornos na capital
O Arroio Sarandi, na Zona Norte da capital, transbordou e a água invadiu a região da Avenida Sarandi com a Rua Zeferino Dias. Há bloqueio parcial no trecho.
A queda de uma árvore na Rua Monsenhor Veras, perto da Rua Santana impacta o trânsito na via. Um veículo foi atingido e teve o vidro traseiro quebrado e danos na lataria. Equipes da prefeitura providenciam a remoção da vegetação.
Há registro de pontos de alagamento em vias como as esquinas das ruas Edu Chaves e 25 de Fevereiro, no bairro São João, e da Osvaldo Aranha com a Garibaldi, no Bom Fim. O trecho da Avenida Voluntários da Pátria, próximo à Rua do Parque, na área central, também registrou acúmulo de chuva.
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) afirma que não há bloqueios de trânsito em razão do mau tempo.
A Defesa Civil municipal registrou ocorrências de queda de muro nos bairros São José e Cascata. Não há feridos.
O Departamento Municipal de Água e Esgotos (DMAE) informou que não há impactos no sistema de drenagem.
O que diz a Polícia Civil do RS
Em decorrência da chuva do último final de semana, as contenções realizadas pela empresa responsável pela obra do telhado do Palácio da Polícia, destinadas a conter e escoar a água, não suportaram o volume precipitado. Em razão disso, houve acúmulo e extravasamento de água.
Nesta segunda-feira (22/09), está sendo realizado o escoamento, considerando que a cobertura do telhado foi retirada para a colocação da nova estrutura, ocasião em que a chuva se intensificou. Ainda hoje, a empresa responsável foi notificada para que adote medidas adicionais durante a execução da obra, e a Secretaria de Obras foi acionada para acompanhar o processo.
Arroio transbordou e água invadiu via na Zona Norte de Porto Alegre
Maria Fernanda Lucshinger/RBS TV
Avenida Voluntários da Pátria, próximo à Rua do Parque, registrou alagamento
Leandro Rodrigues/Agência RBS
Nota da Polícia Civil
"NOTA OFICIAL
Em decorrência da chuva do último final de semana, as contenções realizadas pela empresa responsável pela obra do telhado do Palácio da Polícia, destinadas a conter e escoar a água, não suportaram o volume precipitado. Em razão disso, houve acúmulo e extravasamento de água.
Nesta segunda-feira (22/09), está sendo realizado o escoamento, considerando que a cobertura do telhado foi retirada para a colocação da nova estrutura, ocasião em que a chuva se intensificou. Ainda hoje, a empresa responsável foi notificada para que adote medidas adicionais durante a execução da obra, e a Secretaria de Obras foi acionada para acompanhar o processo."
VÍDEOS: Tudo sobre o RS